sexta-feira, 18 de março de 2011

Calouros de Turismo visitam a Fábrica Santa Amélia

O passeio foi organizado pela Empresa Júnior de Turismo da Universidade Federal do Maranhão

 Estudantes recém-chegados ao Curso de Turismo da UFMA tiveram a oportunidade de conhecer a antiga Fábrica Santa Amélia, localizada na rua Cândido Ribeiro - Centro de São Luís. A Labotur convidou o professor do Departamento de Turismo e Hotelaria, Davi Andrade, para acompanhar o grupo de estudantes na visita promovida pela empresa.

O passeio ocorreu na tarde do dia 18 de março, quando os alunos de Turismo observaram com detalhes o processo de reestruturação da Fábrica. O projeto para recuperá-la é resultado da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a UFMA. Atualmente, o conjunto de dependências do antigo prédio passa por restaurações para então sediar as futuras instalações dos Cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade.

Guiados por Cláudia Andrade, os estudantes discutiram sobre a história da Fábrica Santa Amélia, abandonada há 25 anos, e o atual projeto de restauração. Os nove mil metros quadrados do prédio serão revitalizados por aproximadamente 15 milhões de reais. Durante a visita, os alunos de Turismo puderam entender um pouco mais sobre essa aplicação, visualizando o projeto das instalações físicas através de vídeos explicativos.

Foram exibidas imagens das salas de aula (com capacidade para até 60 alunos), dos diversos Núcleos de Pesquisa & Ensino, auditórios (com cerca de 500 lugares), laboratórios, biblioteca e área de vivência. Também foram apresentados os espaços que vão instalar o futuro Hotel-escola, uma Unidade Museológica e a própria Empresa Júnior de Turismo – Labotur.

De acordo com o professor Davi Andrade, a experiência suscita uma ótima oportunidade para entender o projeto da Fábrica Santa Amélia. "Foi uma atividade muito interessante para os novos discentes e para mim. Fiquei entusiasmado ao ver de perto o projeto e o andamento das obras. Os arquitetos apresentaram, com toda a atenção, os planos para o futuro espaço de estudos e trabalhos dos Cursos", destaca o professor ao comentar sobre suas impressões da visita.

E ele vai mais além: "O projeto do Hotel-escola, em especial, me fez sonhar com o dia em que teremos a teoria e a prática da hospitalidade na UFMA. Parabenizo e agradeço à Labotur pela iniciativa da visita", enfatiza.

A Empresa Junior de Turismo, Labotur, tem o compromisso com atividades de integração social e divulgação do conhecimento. Visitas como esta acumulam experiências pedagógicas para a Empresa, que já vem desenvolvendo projetos similares com crianças pelo Centro Histórico de São Luís.

Fonte: Tiago Amate


Nenhum comentário:

Postar um comentário