sexta-feira, 18 de março de 2011

Labotur realiza recepção aos calouros do Curso de Turismo

O funcionamento do curso e palestras voltadas para o mercado de trabalho da área foram apresentados aos novos alunos
 A Empresa Júnior de Turismo (Labotur) da Universidade Federal do Maranhão realizou na manhã desta sexta-feira, 18 de março, uma recepção aos calouros do Curso de Turismo no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo). A mesa de abertura do evento foi composta pela chefe de Departamento do Curso de Turismo e Hotelaria, Profª. Ms. Graça Reis; coordenadora do Curso de Turismo, Profª. Drª. Rosélis Câmara; presidente da Labotur, Ruan Tavares; Natasha Marques, diretora do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo (NPDTur), representando a Profª. Drª. Thays Pinho; Profº. Orº. do Núcleo de Pesquisa em Hotelaria, Davi Andrade, e presidente do Centro Acadêmico de Turismo, Francisco Salazar.


Segundo Ruan Tavares, o objetivo do evento é, além de recepcionar os calouros, evidenciar o Movimento Empresa Júnior (MEJ), que surgiu na França e culminou com a criação de empresas juniores por todo o mundo, e convocar os acadêmicos a se inserirem no mesmo e desenvolverem competências empreendedoras.

Logo após a fala de Tavares, Geysa de Souza Ribeiro, recém-formada do Curso de Turismo e funcionária da TAM Linhas Aéreas, ministrou a palestra “Turismólogo: A viagem começa na Universidade” que abordou as dificuldades enfrentadas pelo profissional da área. "O turismólogo é formado para trabalhar com gestão do setor público, contudo, o que se observa no cenário nacional é que a maioria dos profissionais ativos trabalham no setor privado(85%) e operacional (80%)”, esclarece Ribeiro.

O calouro João Pedro Silva da Costa, 17 anos, fala sobre o que lhe chamou a atenção no curso. "O Turismo tem a ver com a área que eu gosto, referente ao conhecimento histórico sobre diferentes lugares e viagens", afirma. Já Isabela Ribeiro Corrêa, 18 anos, revela sua ansiedade para o início das aulas. "As minhas expectativas são as melhores possíveis e, apesar de não ser minha primeira escolha, eu estou gostando muito do curso", conclui.

A turma do primeiro período também foi convidada para visitar a Fábrica Santa Amélia hoje à tarde, das 14 às 18hs, cujas dependências estão em construção para receber o curso de Turismo juntamente com outros cursos da UFMA.



Saiba mais sobre as empresas juniores

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios. Com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica.

Para mais informações, entrar em contato com a Labotur pelos telefones 3301-8634/8635 ou pelo site www.labotur.proex.ufma.br
 
Fonte: ASCOM/UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário