terça-feira, 29 de março de 2011

Monitores e calouros recebem treinamento para o Projeto Trote Ambiental

A Empresa Junior de Turismo apresentou o projeto aos estudantes no Auditório 1 do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFMA
 Com o intuito de esclarecer aspectos do Trote Ambiental, a Labotur reuniu os monitores do projeto e calouros do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão durante o dia 29 de março. Os participantes receberam um treinamento com os detalhes para a realização do primeiro Trote Ambiental de 2011.

Os estudantes discutiram diversos temas presentes na pauta ambiental. O professor orientador da Labotur, David Bouças, apresentou questões como a produção humana diária de lixo, poluição ambiental, além de alguns conceitos referentes à Educação Ambiental. Foram discutidas maneiras de reaproveitamento do lixo produzido, focando principalmente os processos de coleta seletiva e reciclagem nas metrópoles brasileiras.

professor David Bouças também orientou os estudantes quanto à visitação no município da Raposa, expondo a necessidade de uma conscientização da população sobre os problemas ambientais que assolam o local. A Raposa, dotada de belas praias e de uma vasta área de manguezal, sofre hoje com a elevada produção de lixo, despejado em vários lugares, inclusive debaixo das residências dos próprios moradores.

Durante a reunião, foram apresentados os procedimentos de abordagem que os monitores e calouros deveriam utilizar para chegar até os moradores da Raposa. As orientações destacaram as medidas necessárias para a eficácia do projeto no momento da ação de conscientização. A Diretora de Projetos, Mayra Marcelle, fez o processo de apresentação entre os calouros e monitores, especificando os Cursos e responsabilidades de cada monitor e fornecendo informações básicas (programação, vestimentas adequadas, etc.) para o dia do Trote Ambiental.

A diretora de Recursos Humanos, Jacyara Santos Melo, falou sobre a experiência de treinar os estudantes para o Trote Ambiental da Labotur. "A reunião esclareceu assuntos relacionados à Educação Ambiental e apresentou o contexto em que se insere o município da Raposa. Durante o treinamento, os participantes, principalmente os calouros, obtiveram orientações para que expliquem de forma clara e objetiva à população raposense os problemas ambientais que atingem o município. Apesar da curta duração, o treinamento só teve a contribuir para o conhecimento de todos os envolvidos", destacou Jacyara.

Fonte: Tiago Amate

Nenhum comentário:

Postar um comentário