segunda-feira, 21 de março de 2011

Labotur seleciona monitores para Trote Ambiental

A seleção reuniu estudantes de cinco cursos da Universidade Federal do Maranhão para recepção de calouros no início do semestre letivo

 Durante o dia 21 de março, a Empresa Junior de Turismo organizou o processo seletivo que definiu os monitores participantes do primeiro Trote Ambiental de 2011. Os estudantes, egressos dos Cursos de Biologia, Comunicação, Hotelaria, Serviço Social e Turismo, foram selecionados pela equipe da Labotur em sessão realizada no Auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA.

A avaliação da candidatura dos alunos ocorreu segundo critérios exigidos para o desenvolvimento do projeto. No primeiro momento, os participantes se apresentaram e expuseram temas relacionados à questão ambiental. Foram abordados alguns dos problemas mundiais ocasionados pela poluição, caça predatória, desmatamento, queimadas e saturação energética. Os estudantes também discutiram possíveis soluções para a mudança de cenário, incluindo temáticas como reciclagem, uso de energias renováveis, sustentabilidade, conscientização e preservação ambiental.

Na segunda etapa, a equipe da Labotur dividiu os alunos em vários grupos para a leitura e discussão de alguns textos distribuídos. Logo depois, os participantes desenvolveram cartazes educativos com o intuito de conscientizar a comunidade da Raposa, simulando o contato com os moradores da região através de atividades práticas. Dentre os critérios avaliados, a equipe da Labotur levou em conta conhecimentos específicos dos temas ecológicos, bem como a oratória, postura, criatividade e trabalho em equipe dos alunos.

Além da equipe base da Labotur, estavam presentes a Diretoria de Recursos Humanos e o presidente da Empresa Júnior. A diretora de RH, Jacyara Inês Santos Melo, comentou sobre a importância da proposta: "Um dos objetivos de inserir alunos de outros cursos da UFMA no projeto Trote Ambiental é aproximá-los nas suas mais diversas áreas do contexto da Empresa Júnior de Turismo. Essa aproximação proporcionará uma troca maior de informações, facilitando a conscientização dos moradores do município da Raposa acerca das necessidades de preservação do meio ambiente. Ações desse tipo só vêm a fortalecer medidas como a Educação Ambiental."

O Trote Ambiental é um projeto organizado pela Empresa Júnior de Turismo, Labotur, e tem como proposta a integração dos novos estudantes que chegam aos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Além de aproximar os alunos da realidade universitária, o Trote Ambiental é uma fonte de socialização dos problemas que assolam a ilha de São Luís, como é o caso da Raposa, e que também atingem outras localidades do Brasil. 

Fonte: Tiago Amate

Nenhum comentário:

Postar um comentário