quarta-feira, 6 de abril de 2011

Labotur e professores da UFMA realizam o 2º momento do trote ambiental




A Labotur encerrou no dia 06 de abril as atividades propostas Projeto Trote Ambiental, cujo objetivo consistia em proporcionar a conscientização da população residente no município da Raposa dos problemas causados pela geração do lixo e proporcionar a Universidade Federal do Maranhão e a E.J Labotur o envolvimento com causas socioambientais nos municípios turísticos do Maranhão.

O 2º momento do projeto envolveu agentes de saúde, moradores, representantes de agências de turismo receptivo da Raposa e membros da Secretaria Municipal de Turismo, sendo conduzido com desenvoltura e responsabilidade pelo professor orientador da Empresa Júnior Labotur, David Bouças, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB), que retratou através de um diálogo interativo, todos os objetivos do Projeto Trote Ambiental e destacou sobre a temática e a sua importância na solução dos problemas com o lixo. "O segundo momento do Trote Ambiental fecha com chave de ouro o nosso propósito, discutir e socializar com a comunidade local conhecimentos sobre o lixo e os impactos que ele ocasiona na saúde, na natureza e aos olhos do turista", afirma Bouças.

Logo depois, os participantes assistiram a palestra do Professor Dr do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Rafael da Silva, que explicou os prejuízos a saúde que podem surgir por conta do acúmulo de lixo e poluição, nas imediações das residências e áreas que afetam diretamente o meio ambiente. Segundo o professor Rafael, é importante que a Labotur leve os acadêmicos para conhecer a realidade do local e é preciso que haja continuidade, havendo sempre essa participação do poder público, o qual deve executar políticas e investimentos com o intuito de solucionar as problemáticas trabalhadas no projeto.

"É preciso que haja conscientização para a população. Essas palestras serviram como orientação aos participantes e para que pudessem ver de que forma estão contribuindo para a realidade na qual se encontra o município da Raposa", disse Maria Ester da Silva, diretora dos agentes comunitários.

O Secretário Municipal de Turismo da Raposa, Martins, agradeceu a valorosa participação dos professores na realização do Projeto da Labotur e o envolvimento de toda a comunidade. "Agradeço a participação de todos que colaboraram, fazendo desta uma grande ação de solidariedade num momento que se faz tão necessário a conscientização e ação coletiva". Como grande apoiador da causa, o secretário acompanhou de perto todo o trabalho de conscientização e limpeza que aconteceu nos dias 1 e 6 de abril do corrente ano. "Esperamos que aumente a sensibilidade das pessoas em relação ao que foi discutido. O meio ambiente é saúde, é progresso. Esperamos também que a mensagem seja encarada como um processo progressista", completou. 

Fonte: Eriberto Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário