segunda-feira, 18 de abril de 2011

Labotur participa da III Semana Científica do DCE

Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos alunos, a Labotur explorou o tema "Empresa Júnior: a chave para o sucesso profissional"





 Após a realização da III Semana Científica no Campus Bacanga em São Luís – Ma que teve como tema "Pensar um novo Brasil é pensar hoje a Universidade do Amanhã", o DCE, com o intuito de expandir conhecimentos e promover integração entre os demais campi da Universidade Federal do Maranhão, arrumou as malas e se preparou para uma caravana com uma programação de palestras e mini-cursos pelo interior do Maranhão de 11 a 15 de abril. Para isso, contou com o apoio de parceiros como os Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e a Empresa Júnior Labotur.

A E.J. Labotur, que teve como palestrantes Ruan Tavares Ribeiro, Diretor Presidente da Labotur e Paula Chaves Miranda, Assessora de Projetos, explorou a temática "Empresa Júnior: a chave para o sucesso profissional", objetivando despertar o espírito empreendedor nos alunos e apontar os principais benefícios de se fazer parte de uma empresa júnior.

A III Semana Científica do DCE passou pelos campi de Pinheiro, Chapadinha, Codó, Bacabal e Imperatriz, motivando os alunos que puderam participar pela primeira vez de um evento de tal caráter, sendo também a primeira vez que a Empresa Júnior Labotur participa de uma Semana Científica pelo interior do Estado e acredita ter alcançado seus objetivos. "Esta palestra foi de suma importância porque nós como gestores de uma empresa júnior tivemos a oportunidade de mostrar aos alunos a importância que uma E.J. representa em nossas vidas e pode nos abrir portas para o mercado de trabalho. É muito recompensadora a atenção que eles dão à palestra, a forma que interagem, por meio de perguntas e comentários interessantes, e além disso, demonstram grande interesse em participar de uma empresa júnior", avalia Paula Miranda. Para Andressa Ribeiro, estudante de Ciências Naturais do campus de Bacabal, "a palestra foi uma lição de vida. Nos mostrou como podemos ser mais empreendedores e nos motivou a correr atrás de nossos objetivos ao invés de ficarmos acomodados".

Labotur visita a Empresa Júnior de Agronomia da UFMA no campus de Chapadinha

Durante a III Semana Científica, a Empresa Júnior de Turismo Labotur, na oportunidade, realizou uma visita à Ecojagro – Empresa Júnior de Agronomia que tem sede na cidade de Chapadinha – MA, a fim de conhecer as áreas de atuação, a dinâmica, as instalações e os projetos já desenvolvidos pela empresa.

A Ecojagro é a primeira empresa júnior em Chapadinha. Dentre todas as atividades que a E.J já realizou, destacam-se: a criação de hortaliças no sítio ECOJAGRO onde se tem uma produção de qualidade, podendo assim trabalhar com experimentos e produção das mesmas; I dia de Campo; I semana municipal do meio ambiente, no município de Chapadinha – MA; paisagismo do prédio novo da UFMA/CCAA – Chapadinha – MA; II Dia de Campo; II Semana de Agronomia; Reativação do sítio ECOJAGRO no novo local.

Segundo o Diretor Presidente, Charles Wagner Brito Tavares, a idéia de criar a Ecojagro surgiu a partir da necessidade de uma saída para os problemas enfrentados pelos alunos em relação às aulas praticas na UFMA/CCAA. "O movimento júnior desperta ou descobre empreendedores, assim a ECOJAGRO vem proporcionando uma série de características que só o curso não poderia ofertar, como administrar uma empresa, saber trabalhar em grupo, discutir planos futuros, elaboração de projetos e executá-los, tendo um contato direto com os produtores", afirmou Tavares. 

Fonte: Paula Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário