sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia 'D' Turismo


A Labotur, primeira Empresa Júnior de Turismo do Brasil e da UFMA, veio saudar todos os turismólogos e os profissionais da área em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. A entidade sem fins- lucrativos organizou, pela 1ª vez, um bate-papo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com a Secretaria Municipal de Turismo e com a Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo (ABBTUR) assim como os universitários do curso e demais professores.

O tema da mesa redonda -
"Turismo no Maranhão: Ação e Reflexão" - aconteceu dia 27 de Setembro de 2010, das 08h30min às 12h, no Auditório "A" Mário Meireles - Centro de Ciências Humanas (CCH). A discussão se deveu primordialmente, diz Ruan Tavares (presidente da empresa e graduando de Turismo e Hotelaria), quanto à regulamentação da profissão do turismólogo e das principais ações realizadas pela Secretaria Municipal de São Luís nesta esfera.

O secretário de turismo do município, Liviomar Macatrão, destacou ao lado do presidente da Labotur sobre a importância da Empresa Júnior de Turismo. "É por intermédio da Empresa Júnior que é possível gerar capacitação, espírito empreendedor, pro atividade e desta forma auxiliar na formação do profissional" , disse Liviomar.

Macatrão também comentou que o turismológo tem a responsabilidade de conduzir de forma positiva as ações realizadas, além de integrá-las a outras atividades.

Foi com este pensamento que o presidente da ABBTUR, Olavo Borromeu, complementou a explicação do secretário: ""Este evento é uma educação para os alunos, pois os instruem."

A atual gestão da Labotur é construída por estudantes (estagiários) de turismo e está apoiada em valores como liderança, empreendedorismo, capacitação e relacionamento com instâncias ligadas ao turismo e desenvolvimento do Estado.


A turismóloga Gláucia Barbosa, ex-presidente da Labotur e hoje proprietária de um meio de hospedagem no município de Santo Amaro, esteve presente no evento e discutiu problemas ligados a área e de ordem estrutural no ambiente onde trabalha.

Quem marcou a presença também com uma palestra a respeito do histórico do curso de Turismo da UFMA foi o professor Anderson Miranda. "O curso criado em 30 de novembro de 1987 só se transformou em Bacharelado em 2006 e há 17 anos contamos com a Labotur como ambiente onde a teoria e prática estão aliadas" frisou o professor.

 

 

 

 

 

 

 


 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário