sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Professores e estudantes da UFMA realizam pesquisa de campo


 No dia 20 de Outubro, um grupo formado por 39 alunos do Curso de Turismo e Hotelaria, sob a orientação da professora Socorro Araújo, com o apoio e organização da E. J. Labotur e colaboração da acadêmica de Turismo Paloma de Araújo Pinto, realizaram uma visita técnica ao município da Raposa - MA referente à disciplina Cultura Popular.

O município da Raposa tem como atividades principais de subsistência a pesca e a produção de rendas, ambas realizadas de forma artesanal. Devido ao seu inicial isolamento, a comunidade foi considerada uma ilha linguística cearense por pesquisadores que a visitaram no final da década de 1970. Considerada a maior colônia de pescadores cearenses no Maranhão, o município ficou nacionalmente conhecido pelo seu artesanato tipicamente cearense, pelo sabor dos peixes comercializados nos bares e restaurantes do povoado e pela beleza de suas praias desertas.


Como parte do roteiro, foi realizada uma visita às instalações da Fazendinha Parque Raposa, levantamentos de dados e informações com as rendeiras e a comunidade local. Ao término dessas atividades os alunos deliciaram-se com a gastronomia maranhense no Restaurante Natureza, e em seguida realizaram passeios náuticos, conhecendo as dunas e lagoas do Carimã.


Fonte:

LABOTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário